Mercedes-Benz Newsedan Estado:

30/10/2023

  • Modelo adiciona espaço, conforto e luxo ao portfólio elétrico da marca
  • Novo SUV será produzido nos EUA e exportado para todo o mundo

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma, a partir de novembro, a chegada das primeiras unidades do novo modelo 100% elétrico EQE SUV no mercado brasileiro. Com dinâmica de condução e design marcante, o automóvel apresenta versatilidade para qualquer terreno e estará disponível na versão EQE 300 SUV.

O novo automóvel elétrico EQE SUV é a variante do sedan executivo EQE, lançado no Brasil em outubro de 2022, sendo agora um dos modelos que oferece mais conforto de seu segmento, mesmo com dimensões exteriores mais compactas do que a versão sedan. Ele é o quarto modelo da marca que utiliza a nova plataforma totalmente elétrica.

O EQE 300 SUV é equipado com um motor elétrico de 245 cv no eixo traseiro (síncrono de excitação permanente - PSM) é particularmente potente devido à sua operação de 6 fases: ele possui duas enrolações com três fases cada. Para recuperar energia, o condutor não precisa pressionar o pedal de freio - é possível dirigir com apenas um pedal. Graças ao ECO Assist, o EQE SUV também desacelera automaticamente até parar quando detecta veículos à frente, por exemplo, em semáforos.

A bateria de íons de lítio, distribuída em 10 células, possui uma capacidade energética de 89 kWh, gerando uma autonomia de até 367 km com uma carga – de acordo com a metodologia do INMETRO. O sistema de recarga está localizado acima do eixo traseiro. Ele pode ser usado para carregar a bateria por meio da rede elétrica pública com corrente alternada monofásica ou trifásica e uma capacidade de recarga máxima de até 22 kW (CA) / 170 KW (CC). A Mercedes-Benz emite um certificado para suas baterias de alta tensão, garantindo assim maior segurança aos clientes: 10 anos ou 250.000 km com uma capacidade residual definida.

Design que une forma e função

As proporções do EQE SUV combinam função e estética com o caráter esportivo do SUV. As linhas de design e a dianteira foram mantidas compactas. As rodas de 21 polegadas estão posicionadas niveladas com a borda externa da carroceria, conferindo uma postura imponente.

O EQE SUV compartilha algumas soluções aerodinâmicas de outros modelos da marca. A parte inferior com seus numerosos detalhes aerodinâmicos desempenha um papel central em um valor de Cd muito bom de 0,251, que foi alcançado apesar do grande volume de carga e do balanço traseiro curto. O conceito dimensional com o para-brisa plano, linha de teto inclinada e recessos também foi um fator importante.

Também contribuem para a alta eficiência do modelo, defletores de rodas, na frente do eixo dianteiro. As bordas inferiores têm 17 pontas cada. Em conjunto com outros detalhes, como uma pequena saia e nervuras longitudinais, eles melhoram o fluxo de ar para a roda dianteira.

O chassi do novo EQE SUV possui uma suspensão de quatro elos na frente e uma suspensão independente multi-link na traseira. Devido à distância entre eixos mais curta e à característica da suspensão, ele se mostra particularmente ágil e manobrável. A suspensão a ar AIRMATIC com amortecimento ajustável continuamente ADS+ está presente, aumentando a distância ao solo, com o veículo podendo ser elevado em até 30 mm. Além dos programas DYNAMIC SELECT ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL. Um sistema de direção nas rodas traseiras com um ângulo máximo de direção de 10 graus está disponível como equipamento de série. Com tração traseira, o EQE SUV está autorizado a rebocar até 750 kg.

Interior mais tecnológico

O sistema Mercedes-Benz User Experience também está presente, com uma tela central de 12,3 polegadas sensível ao toque e traz, além da ativação de diversas funções por voz com o comando “Hey Mercedes”, a capacidade de reproduzir músicas com o sistema Dolby Atmos® que otimiza o potencial das músicas e cria uma verdadeira experiência de 360 graus.

O "Serene Breeze" é a nova experiencia sonora que estreia no EQE SUV. Ele oferece um som relaxante e natural. Com a apresentação sonora holística, a mudança de paradigma do motor a combustão para o automóvel elétrico se torna audível para todos os ocupantes. Uma variedade de identidades sonoras permite uma configuração acústica individual. Isso se ajusta adaptativamente ao estilo de direção.

A tecnologia de faróis DIGITAL LIGHT adapta constantemente a iluminação da estrada de acordo com as condições de iluminação, a situação do tráfego, o percurso da estrada e o clima. O sistema HD funciona como um projetor e calcula a iluminação com precisão até o último pixel - com módulo de projeção (mais de 1 milhão de pixels por farol), que utiliza dados da câmera, sensores e sistema de navegação para calcular o valor de brilho para cada pixel individual em tempo quase real.

Segurança em níveis superiores

A geração atual de sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções que auxiliam o condutor como ATTENTION ASSIST, Assistência Ativa de Frenagem, Assistência Ativa de Manutenção de Faixa, Pacote de Estacionamento com câmera de ré (360º graus) e Assistência de Limite de Velocidade. O status e a atividade dos sistemas são exibidos em uma visualização em tela cheia no painel de assistência no quadro de instrumentos.

Como todos os outros modelos da Mercedes-Benz, o EQE SUV possui, portanto, um compartimento de passageiros rígido, zonas de deformação especiais e sistemas de restrição de última geração. O EQE SUV pode detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro no banco traseiro não estiver usando cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico no quadro de instrumentos. O chamado lembrete de presença do ocupante pode indicar crianças que podem ter sido negligenciadas na parte traseira do veículo.

Principais equipamentos de série

EQE 300 SUV

  • AMG Line (Exterior e Interior)
  • Ar-condicionado THERMOTRONIC
  • Assentos revestidos em couro, sendo os dianteiros esportivos, elétricos (inclui ajuste lombar) e memória
  • Assistente de distância ativa DISTRONIC Plus
    • Assistente ativo de manutenção de faixa
    • Assistente ativo direção
    • Apoio para manobras evasivas
    • Sensores traseiros para manutenção de faixa
  • Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°
  • Faróis DIGITAL LIGHT
  • KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)
  • MBUX com integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto) e Wireless Charging
  • Navegação com realidade aumentada e head-up display
  • Pacote de Luzes Ambiente Ativa
  • Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante
  • Sistema de esterçamento do eixo traseiro
  • Tela central de 12.3 polegadas, OLED e conceito Zero Layer
  • Teto solar panorâmico

 

Dados técnicos

Dados Técnicos EQE 300 SUV
Sistema de propulsão 1 motor elétrico (PSM)
Potência máxima (cv) 245
Torque (Nm) 550
Bateria Íons de lítio
Capacidade energética 89 kWh
Aceleração 0 - 100 km/h (s) 7,6
Velocidade máxima (km/h) 210*
Autonomia (km) Até 367 km (INMETRO)
Pneus 265/40 R21
Capacidade do porta-malas (L) 520-1675
Comprimento / Largura / Altura 4.863 / 2.141 / 1.685
Entre eixos 3.030

*limitada eletronicamente

 A produção do EQE SUV é feita na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA) e as primeiras unidades do novo EQE 300 SUV começam a ser entregues durante o mês de outubro com preço público sugerido de R$ 698.900,00.

Ver mais notícias

Concessionárias

EXEC_TRACK_OK